Que o uso do protetor solar é indispensável, inclusive para as crianças, provavelmente você já sabe. Agora você sabia que existem produtos específicos para a pele dos bebês? O bebê tem a pele mais sensível e, como não tem o sistema imunológico totalmente desenvolvido, está ainda mais suscetível a desenvolver alergias e outros problemas de pele.
Por isso, a escolha do protetor solar para bebê deve ser feita de maneira criteriosa, considerando não apenas o custo-benefício, mas também o fator de proteção solar e fórmula. Para te ajudar na hora da compra, preparamos uma lista com os melhores protetores solares para bebês.
Top 10: melhor protetor solar para bebês
Confira as melhores opções de protetores solares desenvolvidos especialmente para as peles dos bebês:
Mustela Protetor Solar Infantil

O protetor solar infantil da Mustela pode ser utilizado por bebês. O produto está disponível no formato de bisnaga (embalagens de 40 mL, 100 mL e 200 mL) ou de bastão e tem fator de proteção solar 50.
O protetor oferece proteção contra os raios UVA e UVB, com filtros que atendem o regulamento sobre a preservação dos corais, ou seja, é um produto sustentável. Além disso, é feito de abacate orgânico.
O protetor não tem cheiro e é resistente à água e à areia, além de ser hipoalergênico.
Ele conta com perseose de abacate em sua formulação, um ativo que fortalece a barreira natural da pele, mantém o capital celular, ao mesmo tempo que protege contra os raios UV.
É desenvolvido com filtros orgânicos, que são mais seguros e mais indicados para as peles sensíveis, como é o caso das peles dos bebês.
De acordo com a marca, 100% dos pais concordam que a aplicação é prática e rápida, 95% concordam que o protetor não deixa a pele com aspecto oleoso ou grudento e 100% concordam que deixa a pele macia.
De acordo com a avaliação dos compradores, o produto cumpre com o que promete: é fácil de espalhar, não fica grudento, protege bem, não arde os olhos nem causa alergias.
Protetor Solar Kids & Babies Pele Sensível NIVEA SUN

O protetor solar Nivea Sun Babies e Kids para pele sensível vem em embalagem de 125 mL e está disponível no fator de proteção solar 60.
De acordo com a Nivea, é o número 1 em proteção solar para crianças e bebês em todo o mundo.
O protetor oferece proteção contra os raios UVA e UVB, além de ser hipoalergênico: minimiza alergias, é biodegradável e é insento de perfumes, corantes e conservantes.
É livre de octinoxato, octocrileno e oxibenzona.
Quem comprou, aprovou! A maioria concorda que o produto é fácil de espalhar, adere bem à pele, protege bem e não deixa aspecto esbranquiçado ou oleoso.
Protetor Solar Natural Físico Mineral (Vegano e Orgânico) Bebê e Criança – Verdi Natural

Para os veganos, o protetor solar para crianças e bebês da Verdi é uma excelente opção. O produto vem em embalagem com 85 g e fator de proteção solar 30.
O filtro solar do protetor é do tipo orgânico, que protege melhor a pele, além de ser mais seguro para peles sensíveis.
O produto é livre de parabenos e oxibenzona, além de perfumes e conservantes. É dermatologicamente testado e aprovado e não são feitos testes em animais.
De maneira geral, os usuários avaliaram o produto de forma bastante positiva: não arde os olhos, protege bem, não causa irritações na pele e é fácil de espalhar.
Protetor Solar Bebê Granado

O protetor solar para bebê da Granado vem em embalagem com 120 mL e FPS 70.
O produto oferece proteção contra os raios solares UVA e UVB e utiliza filtro solar orgânico, que é mais seguro para as peles mais sensíveis.
O protetor é hipoalergênico e dermatologicamente testado. Além disso, é livre de fragrância, corantes e parabenos. Também não conta com quaisquer ingredientes de origem animal.
O protetor é resistente à água e à areia.
A maior parte dos usuários avaliaram de forma positiva: fácil de espalhar, protege bem e não deixa aspecto oleoso na pele.
Protetor Solar em bastão Solzinho

O protetor solar infantil em bastão da Bioclub é uma opção para quem precisa de um protetor solar mais prático. O stick facilita bastante na hora da aplicação.
O produto vem em embalagem de 15 g e tem FPS 80. Além disso, é resistente à água, suor e oferece sensação de maciez à pele.
Oferece proteção UVA e UVB. Além disso, é vegano e hipoalergênico. Tem textura leve, seca e não oleosa, além de acabamento mate.
É livre de parabenos e corantes artificiais.
De acordo com os usuários, o produto é de qualidade e oferece alta cobertura, protegendo bastante a pele.
La Roche-Posay Anthelios Dermo Pediatrics

O protetor solar para crianças e bebês da La Roche vem em embalagem de 120 mL e tem FPS 60. O produto tem textura fluida cremosa e deve ser aplicada 30min antes da exposição solar.
Oferece proteção UVA e UVB, além de ser resistente à água e ao suor. Também é livre de parabenos e perfumes.
Em sua composição, o protetor tem água termal, que ajuda a diminuir a irritação da pele e as chances de desenvolver alergias.
O protetor tem fragrância leve e agradável e é dermatologicamente testado.
De acordo com a avaliação de quem já comprou, o protetor solar é suave, não oleoso, protege e rende bastante tempo. Alguns consideram o melhor protetor solar infantil.
Babyganics Protetor Solar Orgânico

O protetor solar orgânico em bastão da Babyganics vem em embalagem com 177ml e tem FPS 50. O produto desliza facilmente sobre a pele e, por isso, é bastante prático.
Tem filtro solar orgânico, o que é vantajoso para as peles sensíveis dos bebês. Além disso, tem efeito hidratante, é hipoalergênico e livre de fragrâncias. Não arde os olhos e é resistente à água e ao calor.
A maior parte dos usuários avaliou de forma positiva o produto, ressaltando a proteção e adequação à pele do bebê.
Protetor Solar Infantil SUNSAFE Baby & Kids

O protetor solar em bastão para crianças e bebês da Pink Cheeks vem em embalagem de 15,5 g e FPS 60.
Oferece proteção solar UVA e UVB. O protetor solar é dermatologicamente e pediatricamente testado. Além de ser hipoalergênico, é livre de fragrâncias e resistente à água e ao suor.
O produto tem toque seco e é fácil de aplicar. O protetor é desenvolvido com fórmula especial para as peles sensíveis das crianças e bebês. É ideal para a prática de atividades físicas em praia e piscina, por exemplo.
Segundo os usuários, o protetor é fácil de passar, protege bem e oferece bastante resistência à água.
Sunless Protetor Solar Baby Bastão

O protetor solar Sunless Baby da Farmax é uma outra opção em bastão, ideal para quem quer praticidade na hora de aplicar o protetor solar.
O produto vem em embalagem de 15 g e tem FPS 60. Oferece proteção contra os raios UVA e UVB, além de ser hipoalergênico.
Na sua formulação, o protetor tem também a adição de vitamina E, que é hidratante, antioxidante e fortalece a barreira de proteção, protegendo ainda mais a pele.
Apesar de ser hidratante, o protetor solar tem toque seco.
A maior parte dos usuários relata que o protetor solar é eficiente, protege bem a pele, porém deixa o aspecto esbranquiçado.
Neutrogena Protetor solar mineral para bebês puro

O protetor solar para bebê da Neutrogena vem em embalagem de 13 g e FPS 50. O protetor tem filtro solar orgânico, que é mais indicada para as peles sensíveis dos bebês.
É resistente à água por até 80 min. É hipoalergênico e dermatologicamente testado. É livre de fragrância e parabenos.
Tem textura suave, não gordurosa e toque seco.
Pode ser utilizado na pele seca ou molhada.
De acordo com os usuários, o produto é efetivo em proteger, além de ser fácil de aplicar e ter o toque seco.
FAQ
O uso do protetor solar pode comprometer a produção de vitamina D?
Sim. Para a produção de vitamina D pela exposição da pele ao sol, a pele deve estar livre de filtro solar. Nesses casos, o ideal é expor o bebê à luz solar em horários mais amenos, como antes das 9h e depois das 16h.
Como usar o protetor solar no bebê?
Sempre que for expor o bebê à luz solar (não somente em praia ou piscina), passe protetor solar próprio para a pele do bebê no mínimo 30 min antes da exposição.
É necessário renovar a aplicação do protetor solar a cada duas horas.
A partir de quantos meses já pode usar protetor solar?
Bebês a partir de 6 meses de idade já podem fazer o uso de protetor solar. Antes disso, deve-se ter cuidado redobrado com as roupas e outros métodos de proteção, além de regular a exposição aos raios solares.
Pode usar protetor solar de adulto em bebê?
Não é o ideal. O protetor solar de adulto pode conter alguns compostos que podem causar alergias e reações na pele sensível do bebê.
O que é proteção UVA e UVB?
O sol emite radiações de vários tipos e, entre elas, as radiações UVA e UVB.
A radiação UVA está, geralmente, associada às manchas na pele, envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer de pele.
Já a radiação UVB está relacionada à queimadura solar e o tipo mais grave de câncer de pele.
Qual a vantagem do filtro solar orgânico?
O filtro solar orgânico é composto por substâncias que tendem a causar menos irritação na pele. Por isso, é mais indicada para as peles mais sensíveis. Além disso, esse tipo de filtro solar costuma proteger melhor a pele dos danos causados pelos raios solares.
Esse tipo de protetor solar também costuma ser mais resistente à água e ao suor, sendo mais indicado para dias de praia e piscina ou atividades físicas.
Por que bebês com menos de 6 meses não devem usar protetor solar?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele do bebê com menos de 6 meses é extremamente fina e sensível.
Por isso, pode acabar absorvendo alguns componentes presentes na fórmula que podem causar danos a saúde do bebê.
Mas lembre-se que, nesses casos, a exposição solar direta deve ser evitada.
Como escolher o melhor protetor solar para bebê?

A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela serve como uma barreira de proteção contra diversos agentes causadores de doenças. No caso dos bebês, além de ter a pele mais sensível, o sistema imunológico não está completamente maturado.
Por isso, deve-se ter cuidado redobrado na escolha do protetor solar: ele deve ser capaz de oferecer proteção contra os raios solares, além de ser capaz de acalmar a pele, evitando alergias e reações.
Por isso, na hora de escolher o melhor protetor solar para bebê, considere os seguintes pontos:
- Custo-benefício;
- Facilidade de aplicação;
- Com vitamina E na sua formulação ou outros ativos hidratantes e antioxidantes;
- Filtro solar orgânico;
- Capaz de oferecer alta proteção.
De qualquer forma, o ideal é consultar o pediatra do seu filho e seguir as orientações dadas por ele. Sempre que utilizar um protetor solar novo no seu bebê, observe para ver como a pele reage. Em caso de qualquer alteração, suspenda o uso e consulte um médico.