O uso de sérum facial tem se tornado cada vez mais popular, principalmente pelo fato de se adaptar melhor à pele das brasileiras. Mas, afinal, o que é sérum facial? Uma etapa do skincare? Um ativo? Quais os benefícios? Todo mundo pode usar?
Para entender melhor o que é, quais os benefícios e como aliar o sérum ideal a outros produtos indicados para o seu tipo de pele, confira este artigo!
Sérum facial: o que é?
Ao contrário do que muitos pensam, o sérum facial não é uma etapa do skincare ou um ativo, como a vitamina C, por exemplo.
O sérum facial é um veículo, como um creme ou um gel. Acontece que o sérum tem textura leve, fluida, que penetra mais facilmente nas camadas mais profundas da pele, levando os ativos dermatológicos que vão tratar os problemas da pele em questão.
Por isso, geralmente, são mas eficazes no tratamento. Além disso, por serem mais fluidos e leves, são mais fáceis de espalhar e secam mais rápido, deixando a pele mais confortável.
Como no Brasil grande parte das peles do rosto são mistas ou oleosas, o sérum se tornou a preferência das brasileiras, porque não deixa a pele com aspecto pegajoso, nem estimula a oleosidade.
Benefícios do sérum facial
Como já sabemos, o sérum é um veículo e o produto em sérum pode conter um ou mais de um ativo diferente. Por isso, pode trazer diversos benefícios para a pele do rosto.
A seguir, listamos os benefícios do sérum facial e alguns dos ativos responsáveis por proporcionar estes benefícios:
Rejuvenescimento da pele do rosto
A pele é um dos órgãos que mais sofre com os sinais do envelhecimento. O sérum rejuvenescedor ou anti-idade ajuda a prevenir o envelhecimento, além de ter efeito antissinais.
Ácido hialurônico
O ácido hialurônico tem efeito preenchedor. Por isso, ajuda a atenuar e diminuir rugas e linhas finas, deixando a pele com aspecto mais jovem e uniforme.
Ácido glicólico
O ácido glicólico é capaz de proporcionar um peeling à pele, promovendo a renovação celular e descamação. A partir disso, a pele “nova” é mais jovem, uniforme e iluminada.
Vitamina C
A vitamina C é um poderoso antioxidante. Por conta disso, ajuda a prevenir os sinais do envelhecimento e protege a pele dos danos causados pelos radicais livres, que são um dos principais causadores do envelhecimento precoce.
Clareamento de manchas escuras
As manchas escurecidas na pele são uma consequência do processo de produção de melanina, que dá pigmento à pele. Essa produção aumentada de melanina pode ser consequência de exposição solar sem proteção ou um processo inflamatório, por exemplo.
Ácido tranexâmico
O ácido tranexâmico ajuda a prevenir e diminuir as manchas escurecidas da pele porque inibe a produção de melanina.
Ácido kójico
Além de ajudar a inibir a produção de melanina, tratando e prevenindo o surgimento de manchas escuras na pele, o ácido kójico também tem efeito antioxidante, que ajuda a uniformizar o tom da pele.
Niacinamida
A niacinamida é um outro ativo que ajuda a inibir a produção de melanina e trata manchas irregulares na pele.
Controle da oleosidade e tratamento da acne
Cravos e espinhas são consequências da oleosidade excessiva da pele, que é causada pela produção de sebo. Esse sebo acaba obstruindo os poros, causando inflamação – acne.
Por isso, para o tratamento de cravos e espinhas é fundamental o controle da oleosidade.
Ácido salicílico
O ácido salicílico é lipofílico e, por isso, tem maior absorção nas camadas de sebo da pele. Assim, ajuda a remover o excesso de sebo, desobstruindo os poros, ajudando a tratar a acne e diminuir a oleosidade.
Além disso, tem efeito anti inflamatório.
Niacinamida
A niacinamida ajuda a reduzir a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Além disso, também tem efeito anti-inflamatório, que além de ajudar no tratamento da acne, evita que ainda mais sebo seja produzido.
Retinol
O retinol, derivado da vitamina A, além de diminuir o controle da oleosidade, desobstrui os poros e tem efeito anti inflamatório.
Hidratação da pele
Uma pele hidratada é sinônimo de pele saudável. A hidratação ajuda a fortalecer a barreira de proteção da pele, que protege a pele de danos causados por agentes externos.
Por isso, independente do tipo de pele, mesmo as mais oleosas, precisam ser hidratadas e o sérum hidratante é um aliado nesse processo.
Ácido hialurônico
O ácido hialurônico é um dos ativos mais eficientes para proporcionar a hidratação da pele. Ele retém a umidade, deixando a pele hidratada, macia, fortalecida e protegida.
Ácido lático
O ácido lático tem efeito umectante, ou seja, atrai a umidade para as camadas mais profundas da pele. Além disso, ajuda na produção de ceramidas, que são lipídios importantes para o fortalecimento da barreira protetora da pele.
Veja qual o sérum ideal para a sua rotina de skincare
Antes de montar a rotina de cuidados com a pele, o mais indicado é que você consulte um médico dermatologista para que ele avalie a sua pele, identifique as necessidade e prescreva os produtos com os ativos mais indicados.
Nós preparamos um passo a passo simplificado com os principais produtos para uma rotina de skincare de acordo com os tipos de pele. Confira:
Pele madura
Sabonete facial com ativos hidratantes + sérum antioxidante + sérum anti-idade + sérum hidratante + protetor solar.
Pele oleosa
Sabonete facial com ácido salicílico + sérum antioleosidade + sérum hidratante + protetor solar oil free.
Pele com manchas
Sabonete facial com niacinamida + sérum clareador + sérum antioxidante + sérum hidratante + protetor solar.
Pele sensível
Sabonete facial com aloe vera ou cleasing oil + sérum com ácido hialurônico + protetor solar físico ou mineral.
Evite produtos com álcool, sulfatos ou fragrâncias.
Pele seca
Limpeza com cleasing oil ou sabonete facial com propriedades hidratantes + sérum hidratante + protetor solar.
Evite banhos muito quentes e prolongados.
FAQ – Dúvidas Frequentes
Precisa usar creme hidratante depois do sérum facial?
Se o sérum tiver ativos hidratantes, como ácido hialurônico, glicerina ou ácido lático, não há a necessidade de um creme hidratante.
Entretanto, procure um médico dermatologista para que ele avalie as particularidades da sua pele.
Pode misturar o sérum com creme?
Sim. De maneira geral, não há restrições do uso conjunto de sérum e cremes. Entretanto, confira com o seu médico se os ativos do sérum e creme podem ser usados juntos.
Lembre-se também que o ideal é aplicar primeiro o produto mais fluido e depois o mais denso. Nesse caso, o sérum deve ser aplicado antes do creme.
Antes de aplicar o próximo produto, certifique-se de que o produto aplicado anteriormente tenha sido completamente absorvido pela pele.
Pode usar sérum durante o dia?
Sim, desde que o sérum não tenha ativos cujo o uso não seja recomendado durante o dia, como é o caso de alguns ácidos, como o ácido glicólico, por exemplo.
Leia as instruções do fabricante e converse com o seu médico.
O que é melhor? Sérum ou creme?
Em regra, os séruns são mais eficazes. Isso porque, além de sua textura permitir que penetrem nas camadas mais profundas da pele, têm concentração maior dos ingredientes, o que aumenta o sucesso do tratamento.