Quem sofre com manchas na pele sabe o quão difícil e cansativo é o processo de clareamento de manchas. Os resultados podem demorar a aparecer e, a depender da rotina da pessoa, a falta de alguns cuidados pode levar à piora das manchas.
Por isso, além de ter cuidado redobrado com o skincare e uso do protetor solar, quem tem manchas na pele deve buscar investir em produtos de qualidade, como os séruns clareadores.
Preparamos um guia com os dez melhores séruns clareadores do mercado, com as especificações e análise da composição de cada produto.
Top 10 melhores séruns clareadores
Confira as 10 melhores opções de séruns clareadores do mercado:
Hidrabene Serum Multicorretivo Clareador
O sérum multicorretivo clareador da Hidrabene vem em embalagem de 30 mL e promete clarear manchas da pele e controlar o surgimento de marcas de hiperpigmentação.
Em sua composição, o sérum conta com ativos como o ácido tranexâmico, ácido kójico, niacinamida, alantoína e hydrovance.
O ácido tranexâmico tem papel importante na inibição da produção de pigmento escurecido decorrente de processo inflamatório ou irritação. É benéfico para o tratamento de manchas pós inflamatórias, como é o caso das manchas de acne.
O ácido kójico ajuda a diminuir a síntese de melanina sobre a pele, o que ajuda a deixar a pele mais uniforme e viçosa.
A niacinamida ajuda na melhora da qualidade da pele de maneira geral: controla a oleosidade, tem ação anti-inflamatória, acalma e clareia a pele.
Já a alantoína regenera e renova a pele, além de suavizar e ter efeito hidratante.
O hydrovance aumenta a elasticidade e promove a hidratação da pele.
De acordo com a avaliação dos clientes, o sérum é realmente efetivo no clareamento das manchas e já é possível notar efeitos relevantes a partir dos 30 primeiros dias de uso.
Kit Principia Trio Anti-Manchas
O kit trio anti-manchas da Principia é composto por 3 séruns clareadores. Cada embalagem tem 30 mL e conta com um mix diferente de ativos.
O kit promete clarear manchas, controlar a oleosidade, diminuir cravos e espinhas, reduzir o tamanho dos poros e melhorar o viço da pele.
O Mix-02 tem cafeína, ácido tranexâmico e ácido ferúlico. A cafeína tem ação antioxidante e anti-inflamatória e ajuda também no clareamento das manchas.
O ácido tranexâmico é potente no tratamento de manchas escuras, principalmente aquelas causadas pela acne. O ácido ferúlico clareia manchas e ajuda na produção de colágeno e elastina.
O Alfa A-2 é um mix de alfa-arbutin e gluconolactone. O alfa-arbutin ajuda a inibir a produção de melanina na pele e, consequentemente, evita o surgimento de manchas.
Já o gluconolactone promove esfoliação suave e ajuda na proteção da pele contra agentes irritantes.
O Nc-10 é um combinado de niacinamida e zinco. A niacinamida ajuda a clarear manchas, além de controlar a oleosidade e reduzir cravos e espinhas. O zinco, por sua vez, ajuda a controlar a produção de sebo e ajuda na hidratação da pele.
Os usuários avaliam o kit de maneira positiva: promete o que cumpre e tem um bom custo-benefício.
Sérum Facial Eucerin Anti-Pigment – Dual Sérum
O sérum clareador da Eucerin vem em embalagem de 30 g e promete clarear a hiperpigmentação da pele, já sendo possível notar os benefícios nas duas primeiras semandas de uso.
Em sua formulação, o sérum tem patented thiamidol, que reduz e previne a hiperpigmentação (surgimento de manchas escuras na pele); ácido hialurônico, que tem ação hidratante, anti idade e preenchedora e licochalcona A, que ajuda na neutralização de radicais livres.
De acordo com os clientes, de fato, é possível notar melhoras das manchas com apenas duas semanas de uso. Além disso, ajuda na hidratação e melhora o viço da pele.
Max Love Sérum Clareador Azul
O sérum clareador da Max Love vem em embalagem de 30 mL e, de acordo com a marca, ajuda a uniformizar o tom da pele e promover hidratação e nutrição.
Em sua composição tem niacinamida, ácido hialurônico e aminoácidos de beterraba. A niacinamida ajuda no clareamento de manchas, controle da oleosidade e prevenção de cravos e espinhas.
O ácido hialurônico promove hidratação e tem ação preenchedora, o que ajuda a tratar e prevenir o surgimentos de linhas e rugas.
Os usuários, em sua maioria, avaliam o produto de forma positiva: ajuda a reduzir manchas e hidrata bastante a pele.
BIODERMA Pigmentbio C-Concentrate Sérum Concentrado Clareador
O sérum clareador da Bioderma vem em embalagem de 15 mL e promete reduzir a intensidade das manchas, previne o surgimento de manchas escurecidas, além de uniformizar o tom da pele e melhorar o viço.
Em sua composição, o sérum tem ácido glicólico, ácido salicílico, vitamina C, vitamina E, azelato de lisina, andrographolide e glabridina.
O ácido glicólico promove uma espécie de peeling, renovando a pele. O ácido salicílico ajuda no controle da oleosidade e melhora da aparência dos poros.
A vitamina C e vitamina E têm ação antioxidante e ajudam no clareamento de manchas. O azelato de lisina tem efeito clareador porque atua na inibição da produção de melanina.
O andrographolide tem efeito antioxidante, cicatrizante e anti-inflamatório. Já a glabridina tem ação clareadora por interferir na produção de melanina, além de ser anti-inflamatória.
La Roche-Posay Pure Niacinamide 10 Sérum
O sérum anti-marcas clareador e uniformizador da La Roche-Posay vem em embalagem de 30 mL e promete atuar nas diferenças de tonalidade, uniformizar e reparar a pele.
O sérum é composto por niacinamida, ácido hialurônico e hepes. A niacinamida reduz e evita o surgimento de manchas. O ácido hialurônico ajuda a hidratar, reduzir marcas e linhas, além de hidratar a pele. O hepes ajuda na renovação celular.
De acordo com os clientes, o sérum deixa a pele mais uniforme e viçosa, deixando um glow bonito na pele. Apresenta melhora nas manchas de acne se usado continuamente.
Sérum intensivo multiclareador da Natura
O sérum intensivo multiclareador Chronos, da Natura, vem em embalagem de 30 g e promete clarear áreas escurecidas, uniformizar o tom da pele e evitar o surgimentos de novas manchas.
Em sua formulação, tem concentrado de aroeira, vitamina C, ácido glicólico e ácido ferúlico.
O concentrado de aroeira regula a produção de melanina, ajudando a evitar e tratar a hiperpigmentação da pele. A vitamina C tem efeito antioxidante e ajuda a uniformizar o tom da pele.
O ácido glicólico ajuda na renovação celular, além de também ter efeito antioxidante e desacelerar a formação de manchas.
De acordo com os clientes, o sérum é eficiente no clareamento de manchas, já podendo notar os efeitos positivos na primeira semana.
Sérum Clareador Neostrata Iluminating Serum
O sérum clareador da Neostrata pode ser encontrado em embalagem de 30 g e promete uniformizar o tom da pele, clarear manchas e deixar a pele mais iluminada.
Em sua composição, tem neoglucosamina, niacinamida, butilresorcinol e extrato de alcaçuz. A neoglucosanima atua na renovação celular, o que é bem positivo para uniformização do tom da pele.
Já a niacinamida, butilresorcinol e o extrato de alcaçuz ajudam a regular a produção de melanina, o que ajuda a diminuir e evitar o surgimento de manchas escurecidas, tanto as causadas pelo sol e acne, quanto as de melasma.
De acordo com os clientes, o sérum é bastante efetivo: logo nos primeiros dias de uso já é possível notar a melhora nas manchas e uniformização do tom da pele.
TheraSkin Klassis TX+ Multifuncional – Sérum Clareador de Manchas
O sérum clareador da Theraskin Klassis TX vem em embalagem de 30 g e promete promover renovação solar, diminuir manchas e uniformizar o tom da pele.
Em sua fórmula, tem ácido tranexâmico, revivyl, arbutin, nicotinamida, oligopeptídeo 34 e MIFT.
O ácido tranexâmico controla a produção de melanina e, por isso, diminui as manchas e evita o surgimentos de novas.
O revivyl tem ação antioxidante e fortalece a barreira de proteção da pele, além de promover renovação celular.
O arbutin clareia manchas e deixa a pele mais suave e uniforme.
A nicotinamida(niacinamida) fortalece a barreira de proteção da pele, reduz manchas e tem efeito antioxidante e anti-inflamatório.
O oligopeptídeo 34 proporciona o clareamento contínuo da pele, deixando-a mais uniforme e iluminada. Já o MIFT tem papel na inibição de enzimas que produzem melanina.
Segundo os clientes, o sérum é eficiente no tratamento das manchas, tem textura leve e é fácil de passar.
Tratamento integrado sérum clareador
O sérum clareador da Adcos vem em embalagem de 30 g e promete clarear, iluminar e uniformizar o tom da pele.
Em sua fórmula, o sérum tem ácido tranexâmico, phe-resorcinol e niacinamida. O ácido tranexâmico ajuda a tratar manchas de melasma e a reduzir manchas pós inflamatórias, como as manchas da acne.
O phe-resorcinol clareia as manchas por inibir a ação das enzimas que produzem melanina. Também tem efeito anti-inflamatório e suavizante. Por isso, pode ser usado por todos os tipos de pele.
A niacinamida ajuda no controle da oleosidade, redução de manchas e marcas.
FAQ – Dúvidas Frequentes
Qual o melhor ativo para o tratamento de manchas escuras?
O melhor ativo para o tratamento de manchas escuras na pele depende de vários fatores, especialmente a individualidade da pele.
De maneira geral, por muito tempo, a hidroquinona foi utilizada como padrão ouro no tratamento de manchas para a pele. Contudo, tem algumas limitações: não pode ser usada durante o dia, deve-se ter muito cuidado com a exposição solar e muitas pessoas são alérgicas.
Ultimamente, a niacinamida tem sido um dos ativos mais prescritos pelos dermatologistas. Além de ser eficaz, pode ser usada durante o dia e é melhor adaptada nas peles sensíveis.
Outros ativos bastante eficazes também são arbutin, ácido kójico, ácido tranexâmico, vitamina C, ácido glicólico e ácido azeláico.
O que é melasma e como tratá-lo?
O melasma se manifesta como manchas escuras e irregulares, que aparecem principalmente no rosto, mas também podem estar presentes nos braços e pescoços.
O melasma pode ser ocasionado pela exposição excessiva ao sol, questões hormonais e predisposição genética.
O tratamento para melasma pode ser demorado e envolve, além da proteção solar rigorosa, o uso de cremes e séruns clareadores, peelings químicos e tratamentos de laser.
Como surgem as manchas de acne e qual a melhor forma de tratá-las?
A acne é um processo inflamatório: bactérias, células mortas ou sebo podem acabar obstruindo os poros e gerando inflamação.
Quando esse processo inflamatório acontece, o nosso sistema imunológico libera algumas substâncias que propiciam o aumento de melanina na região.
Daí surgem as manchas escurecidas na pele.
Quanto tempo o sérum clareador leva para fazer efeito?
O tempo para que um sérum clareador faça efeito varia bastante de uma pessoa para outra. Além das individualidades do organismo de cada um, vai depender também da intensidade da mancha, além de quando ela surgiu e concentrações dos ativos clareadores no sérum.
De modo geral, os primeiros resultados relevantes podem ser observados após 30 dias de uso contínuo.
Como prevenir o surgimento de manchas na pele?
Com algumas medidas preventivas é possível evitar o surgimento de manchinhas na pele:
- Uso do protetor solar;
- Evitar exposição solar direta no rosto;
- Uso de séruns com ativos que tenham propriedades anti inflamatórias para tratar a acne;
- Manter uma rotina de cuidados com a pele adequada para o seu tipo de pele.
O sérum clareador pode ser usado durante o dia?
Isso vai depender dos ativos que compõe o sérum. A niacinamida, por exemplo, pode ser usada durante o dia e durante a noite.
Já a hidroquinona só deve ser utilizada durante a noite, nunca antes de exposição ao sol, ainda que use protetor solar.
Por isso, é importante consultar o médico dermatologista e as orientações do fabricante do produto.
Sérum clareador: como age na pele
O sérum clareador age diminuindo a intensidade das manchas na pele de diversas maneiras diferentes:
- Esfoliação suave;
- Renovação celular;
- Diminuição da produção de melanina;
- Diminuição da inflamação.
Sérum clareador: como usar
Antes de iniciar o tratamento com sérum clareador, você deve consultar um médico dermatologista para que ele avalie a sua pele e indique o tratamento mais adequado, de acordo com as necessidades da pele.
De maneira geral, o sérum deve ser aplicado com a pele completamente limpa. Caso use sérum de vitamina C, o sérum clareador pode ser usado após a vitamina C.
Consulte o médico para saber quais os outros produtos devem ser usados após o sérum clareador. A hidratação, em regra, vem depois do sérum clareador.
Depois de hidratar a pele, lembre-se de aplicar o protetor solar, que é passo fundamental para a eficácia do tratamento. O uso do protetor solar também evita o surgimento de manchas solares.
Como escolher o melhor sérum clareador
Para não errar na escolha do sérum clareador, confira algumas dicas:
Escolha o sérum de acordo com o seu tipo de pele
Ao escolher o sérum clareador ideal, você deve considerar o seu tipo de pele. Por exemplo, se tem pele oleosa, opte por um sérum clareador oil free, de textura leve e que tenham boa absorção.
Se tem a pele sensível e mais suscetível às alergias, priorize produtos livre de parabenos e com formulação mais natural.
Observe a embalagem
Custo-benefício e continuidade do tratamento de forma ininterrupta são pontos importantes. Por isso, uma embalagem que ajude a economizar no produto, melhora o custo-benefício.
Além disso, evita desperdícios e faz com o que o produto dure mais, o que é importante para a continuidade do tratamento.
Fique de olho na formulação
Na hora de avaliar a melhor opção de sérum clareador, é importante olhar a formulação, não apenas os ativos clareadores em si, mas a sua combinação com outras substâncias.
Por exemplo, se as suas manchas surgiram em decorrência de acne, o ideal é utilizar um sérum clareador que combine um clareador com um anti-inflamatório, que ajuda a controlar a acne e diminuir o processo inflamatório, que dá origem à acne.
Se a pele já tem linhas finas e rugas ou sofre com o ressecamento, por exemplo, vale a pena considerar comprar um sérum clareador que tenha também ácido hialurônico em sua composição.