Todo mundo ama uma pele macia, cheirosa e suave ao toque! Ter uma pele assim envolve alguns cuidados, e o principal deles é a hidratação da pele.

A hidratação da pele do corpo é importante não apenas para a beleza da pele, mas também para a saúde.

A pele é o maior órgão do corpo humano e está exposta o tempo todo a vários agentes agressores que podem comprometer a integridade da pele, prejudicando a nossa saúde e bem estar.

A hidratação da pele reforça a barreira cutânea, que é responsável pela integridade da nossa pele. Para que esse reforço aconteça, é preciso escolher bons hidratantes corporais, adequados para cada tipo de pele.

Melhores hidratantes corporais: top 10

Preparamos uma seleção com as dez melhores opções de hidratantes corporais do mercado. Confira!

1- CeraVe – Creme Hidratante Corporal

Creme hidratante da CeraVe. Fonte da imagem: site oficial da marca

Esta é uma das opções mais famosas da lista e considerada por muitos o melhor hidratante corporal para tratar o ressecamento da pele. Bastante indicado por dermatologistas para quem tem a pele seca.

Além da opção em creme, também está disponível na forma de loção, que tem a textura mais suave. O produto vem em embalagem de 50 g, 200 g ou 454 g.

De acordo com a CeraVe, o creme hidratante promove a hidratação e restauração da barreira protetora da pele. É ideal para quem tem pele seca ou muito seca.

É composto por 3 ceramidas essenciais e ácido hialurônico. As ceramidas são lipídios encontrados naturalmente na pele e que são responsáveis por manter a integridade da barreira cutânea e hidratação da pele.

O ácido hialurônico promove hidratação intensa por ajudar a reter água na pele. Isso porque ele atrai e retém a umidade na pele, mantendo-a hidratada.

Tem rápida absorção, a textura é cremosa e consistente e o creme conta com tecnologia que permite a liberação prolongada dos ativos, o que ajuda a manter a hidratação da pele ao longo do dia.

De acordo com os usuários, o creme, apesar de ser bem denso, é bem absorvido e não deixa a pele oleosa ou pegajosa. É classificado por alguns como o “melhor creme hidratante da vida”.

2 – Loção hidratante cetaphil

Loção hidratante da Cetaphil. Fonte da imagem: site oficial da marca.

A loção hidratante da Cetaphil é uma outra opção de hidratante bastante famosa. Vem em embalagem de 473 mL e é indicado para todos os tipos de pele.

De acordo com a marca, fortalece a barreira cutânea em 24h e, com o uso contínuo, restaura a barreira cutânea em até uma semana.

Além disso, hidrata a pele sensível sem provocar irritação e promete reduzir imediatamente o ressecamento da pele.

Protege a pele contra os cinco principais sinais de pele seca e sensível: repuxamento, aspereza, desconforto, ressecamento e enfraquecimento da barreira cutânea.

Na sua fórmula, tem ingredientes como niacinamida, glicerina e pantenol. A niacinamida, além de hidratar a pele, clareia e combate o envelhecimento precoce.

A glicerina, além de ser um poderoso agente hidratante, também ajuda a suavizar a pele, deixando-a macia. Além disso, fortalece a barreira de proteção cutânea e alivia a coceira e irritação.

Já o pantenol, ou vitamina B5, além de hidratar, regenera, suaviza e alivia focos de coceira e inflamação.

De acordo com os usuários, a loção hidrata bastante a pele, é bem absorvido e não causa irritação mesmo nas peles mais sensíveis.

3 – NIVEA Hidratante Corporal Milk Pele Seca

Loção hidratante da Nivea para pele seca. Fonte da imagem: site oficial da marca.

A loção hidratante Nivea Milk Pele Seca está disponível em embalagens de 200 mL e 400 mL e promete tratar o ressecamento da pele e deixar a pele macia, agradável e deixar a pele hidratada por até 48h.

Em sua fórmula tem vitamina E, óleo de amêndoas e glicerina. A vitamina E tem propriedades antioxidantes e protege a pele dos danos causados pelos radicais livres.

Também fortalece a barreira lipídica da pele, evitando a perda de água, o que mantém a pele hidratada.

A vitamina E, além disso, ajuda a acelerar o processo de cicatrização e estimular a produção de colágeno.

O óleo de amêndoas promove hidratação profunda porque é rico em lipídios essenciais para reforçar a barreira cutânea da pele, deixando-a sempre hidratada.

Além disso, reduz a aspereza e alivia coceira e irritação.

A glicerina promove hidratação profunda, alivia o ressecamento, aspereza, fortalece a barreira cutânea e promove cicatrização da pele.

Segundo os usuários, a loção tem um ótimo custo-benefício, hidrata bem a pele e é rapidamente absorvida, sem deixar aspecto oleoso ou molhado.

4 – Neutrogena Norwegian Hidratante Corporal Intensivo

Loção intensiva hidratante da Neutrogena. Fonte da imagem: site oficial da marca.

Esta loção intensiva hidratante da Neutrogena vem em embalagem de 400 mL e é indicada para todos os tipos de pele, incluindo aquelas mais sensíveis.

A loção promete proporcionar hidratação prolongada e imediata, tratando a descamação causada pelo ressecamento excessivo.

Em sua fórmula tem glicerina, que é um potente agente hidratante, cicatrizante e suavizante e aveia prebiótica – uma fibra que alimenta as bactérias benéficas da pele.

Assim, a aveia prebiótica fortalece a barreira cutânea, deixa a pele hidratada e acalma e suaviza a irritação da pele.

Segundo os clientes, a loção hidratante é eficiente em proporcionar hidratação, é leve, bem absorvida pela pele e, como não tem fragrância, pode ser usado com outros cremes e perfumes.

5 – La Roche-Posay, Lipikar Baume AP+M

Hidratante corporal da La Roche-Posay. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O hidratante corporal da La Roche Posay vem em embalagem de 400 mL e promete nutrir e restaurar a barreira da pele. É indicado para peles secas e extremamente ressecadas.

Na sua composição tem Aqua Posae, que ajuda a reequilibrar a microbiota da pele, além de ter também niacinamida e manteiga de karité.

A niacinamida ajuda a fortalecer a barreira da pele, o que ajuda a evitar a perda de água e mantém a pele hidratada.

A manteiga de karité também fortalece a barreira cutânea, o que contribui para a hidratação. Além disso, é rica em lipídios, vitamina A e vitamina E que nutrem a pele e a mantém hidratada, macia e suave.

Segundo os usuários, o hidratante é eficiente e rápido em recuperar a pele extremamente ressecada. De acordo com alguns, é o melhor hidratante para quem sofre com problemas de alergias atópicas e coceiras causadas pelo ressecamento.

6 – Granado – Hidratante Corporal Lavanda

Hidratante corporal lavanda da Granado. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O creme corporal hidratante da Granado vem em embalagem de 300 mL e promete hidratar profundamente todos os tipos de pele, deixando-a macia, suave e perfumada.

Na sua composição tem óleos essenciais de amêndoa doce, manteiga de karité e extrato de lavanda.

A amêndoa doce é rica em lipídios que hidratam profundamente a pele seca, devolvendo suavidade e elasticidade. Também nutre a pele e promove a regeneração celular.

A manteiga de karité hidrata profundamente a pele, previne o ressecamento e suaviza a aspereza e irritação.

O extrato de lavanda, além de ser responsável pelo perfume agradável e sensação suave de pós banho, tem propriedades calmantes, efeito antioxidante e cicatrizante.

Quem comprou, aprovou: hidrata a pele, é absorvido rapidamente, além de deixar a pele macia e cheirosa.

7 – Loção Hidratante Principia

Loção hidratante Principia. Fonte da imagem: site oficial da marca.

A loção hidratante LH da Principia vem em embalagem de 200 mL e promete hidratar, melhorar o viço e aumentar a firmeza e elasticidade da pele.

Na sua fórmula conta com a presença de ureia, glicerina e semente de girassol. A ureia, além de ser um potente hidratante, promove a remoção das células mortas, fortalece a barreira de proteção cutânea e reduz coceira e irritação da pele.

A glicerina tem ação suavizante, hidratante e calmante, enquanto a semente de girassol é rica em lipídios, que previnem a perda da umidade da pele, e nutrientes que contribuem para uma pele saudável.

De acordo com os usuários, o produto hidrata a pele de maneira eficiente, além de ser rapidamente absorvido. Contudo, tem o cheiro forte, que pode ser desagradável para alguns.

8 – BIODERMA Atoderm Óleo De Banho

Hidratante em forma de óleo corporal da Bioderma. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O óleo corporal hidratante de banho da Bioderma vem em embalagem de um litro (disponível na opção de 200 ml também) e promete nutrir, hidratar e limpar a pele. É um óleo para ser usado durante o banho.

O óleo é composto por biolipídios vegetais, vitamina PP e “skin barrier therapy”. Os biolipídios ajudam a formar um filme protetor sob a pele, que retém a umidade e ajuda a manter a hidratação e diminuir sensação de repuxamento.

A vitamina PP estimula a produção de lipídios e fortalece a barreira de proteção da pele. Já a “skin barrier therapy” protege a pele contra microorganismos que deixam a pele irritada.

Segundo usuários, o óleo hidrata bem a pele durante o banho e o produto tem textura suave, que desliza facilmente sobre a pele. Além disso, facilita a remoção de maquiagem e impurezas da pele.

9 – Bepantol Derma Hidratante Corporal

Hidratante corporal Bepantol Derma. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O hidratante da Bepantol Derma é famoso por ser altamente hidratante e cicatrizante. Vem em embalagem de 200 mL e promete hidratar a pele e aliviar a irritação causada pelo ressecamento.

Em sua fórmula tem dexpantenol, niacinamida, glicerina, isoestearato isopropílico, manteiga de karité e óleo de argan.

Juntos, esses ativos fortalecem a barreira protetora da pele, retém a umidade, proporciona hidratação profunda e prolongada e alivia o ressecamento da pele.

Segundo os clientes, o hidratante hidrata e regenera a pele de forma eficiente e muito rápida. É rapidamente absorvido pela pele e tem textura agradável e não possui fragrância.

10 – Johnson’s Baby Óleo Hidratante De Amêndoas

Johnson's baby óleo hidratante. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O óleo corporal hidratante da Johnson & Johnson vem em embalagem de 200 mL e é indicado para bebês, embora possa ser usado por todos os tipos de pele.

É famoso pelo cheiro agradável e suave, característico do pós banho.

O óleo promete hidratar, amaciar e suavizar as regiões ásperas do corpo. Os ativos presentes na fórmula formam uma barreira protetora que hidrata a pele. Além disso, alivia irritações e previne assaduras.

Segundo os usuários, o óleo hidrata a pele, é bem absorvido, espalha com facilidade e tem um cheiro agradável e suave.

FAQ

Como hidratar a pele no tempo seco?

Além de usar um bom hidratante, apropriado para o seu tipo de pele, beba bastante água, evite produtos irritantes e excesso de ar condicionado.

Como manter a pele hidratada e macia?

Tenha cuidados diários com a hidratação da pele, usando um bom hidratante corporal. Além disso, faça ingestão de água, limpe suavemente e esfolie a pele, além de evitar banhos muito quentes.

Não esqueça do uso do protetor solar.

O que hidrata mais: óleo ou creme?

A eficácia da hidratação está mais relacionada aos ativos do que o meio (se óleo ou creme). Por isso, antes de escolher, observe os ativos presentes na composição e faça testes na sua pele para ver com qual tipo de hidratante ela se adapta melhor.

Qual a forma correta de usar óleo corporal?

O ideal é aplicar o óleo corporal após o banho com a pele ainda úmida. Antes de se vestir, deixe que o óleo seja bem absorvido pela pele.

Se preferir, assim que o óleo for totalmente absorvido pela pele, aplique uma camada de creme hidratante.

Conheça os principais tipos de hidratantes corporais

O hidratante corporal pode ser encontrado na forma de gel, creme ou óleo. Fonte da imagem: Freepik.

É possível encontrar o hidratante corporal em três formas de texturas diferentes: creme, hidratante ou gel. A opção ideal varia conforme a necessidade de cada pele e preferência pessoal.

Confira as principais características deles!

Creme hidratante

Creme hidratante. Fonte da imagem: Freepik.

O creme corporal, em regra, tem uma textura mais espessa e densa e é uma mistura de óleos e água. São absorvidos lentamente pela pele, proporcionando hidratação prolongada.

Gel hidratante

O gel corporal geralmente tem uma textura leve, porque são à base de água. Por isso, são rapidamente absorvidos pela pele, proporcionando hidratação refrescante.

Óleo hidratante

Óleo hidratante. Fonte da imagem: Freepik.

Já o óleo hidratante corporal tem uma textura leve e são feitos à base de óleos naturais. São facilmente absorvidos pela pele e deixam uma sensação de maciez e brilho.

Como escolher um bom hidratante corporal

O melhor hidratante corporal é aquele capaz de atender às necessidades da sua pele. Por isso a importância de passar por uma consulta com dermatologista para que ele avalie a sua pele. De maneira geral, existem algumas dicas que você pode seguir. Confira!

Composição

O óleo de amêndoas é um potente ativo hidratante. Fonte da imagem: Freepik.

A composição do hidratante deve conter ativos que sejam capazes de hidratar, aliviar a irritação e reter a umidade na pele.

Prefira opções com niacinamida, ácido hialurônico, ceramidas, glicerina, ureia, vitamina E, óleo de amêndoas e outros ativos mencionados na nossa lista.

Tipo de pele

Cremes mais densos são mais indicados para quem tem a pele muito seca. Fonte da imagem: Freepik.

Você também deve considerar o seu tipo de pele: se é normal, prefira hidratantes mais leves e fluidos. Caso seja uma pele muito seca, opte por produtos mais densos.

Necessidades específicas

Hidratantes com niacinamida ajudam a tratar a acne. Fonte da imagem: Freepik.

Outra dica é considerar as necessidades específicas da sua pele. Por exemplo, caso tenha acne no corpo, opte por uma opção com niacinamida, que controla a oleosidade e trata a acne.

Se sofre com flacidez, escolha uma opção com colágeno.

Ressecamento da pele do corpo: causas e tratamento

O ressecamento da pele gera desconforto e interfere no bem-estar. Fonte da imagem: Freepik.

O ressecamento da pele costuma causar desconforto e interferir no bem-estar: pode gerar coceira, vermelhidão e irritação na pele.

As causas do ressecamento são variadas: fatores ambientais (baixa umidade, vento, frio intenso); excesso de banho, especialmente aqueles muito quentes e com sabonetes agressivos; condições genéticas; falta de hidratação e idade.

Como o ressecamento da pele é multifatorial, o ideal é ter cuidado com vários aspectos: utilizar um bom hidratante corporal, ingerir quantidades adequadas de água, evitar excesso de banhos quentes e cosméticos agressivos, além de ajustar alimentação e sono, diminuindo o estresse.

De todo modo, o ideal é consultar um médico dermatologista para que ele investigue a causa do ressecamento da pele, que pode, inclusive estar associado a alguma condição médica.