Os cremes antissinais prometem atenuar os sinais do envelhecimento da pele. Fonte da imagem: Freepik.

Os sinais que surgem na pele durante o processo de envelhecimento, geralmente, causa incômodo na maioria das pessoas. Podem ser rugas, linhas de expressão, manchas causadas pelo sol e perda de elasticidade, que deixa a pele flácida.

No mercado, existem uma série de cremes antissinais que prometem fazer milagre. Mas será que realmente funciona? Todos os cremes antissinais são iguais?

Para sanar essa e outras dúvidas, preparamos um artigo completo com as sete melhores opções de cremes antissinais do mercado, além de algumas dicas para ajudar na escolha do melhor creme para a sua pele. Confira!

07 Melhores cremes antissinais

Confira um guia com análise completa dos melhores cremes antissinais do mercado:

NIVEA Creme Facial Antissinais Cellular Lift

Creme antissinais Cellular Lift da Nivea. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O creme antissinais da Nivea vem em embalagem de 50 mL e promete estimular colágeno, melhorar o contorno, restaurar a estrutura e reduzir visivelmente as rugas profundas.

O creme conta com a combinação de dois poderosos ativos: bakuchiol e ácido hialurônico. O bakuchol é derivado das sementes de uma planta e é considerado uma alternativa natural ao retinol.

O ativo ajuda a estimular a produção de colágeno e, por isso, diminui as linhas finas e rugas. Além disso, melhora a textura da pele e clareia manchas escurecidas. Tem também propriedades antioxidantes, protegendo a pele dos danos causados pelos radicais livres durante o processo oxidativo.

O ácido hialurônico, além de ser um potente ativo hidratante, também tem ação preenchedora, atenuando rugas e linhas de expressão, além de estimular a síntese de colágeno.

De acordo com as avaliações, o creme espalha bem, é bem absorvido pela pele e é possível notar melhora das rugas com o uso progressivo.

Creme Facial Anti-idade L’Oréal Paris Revitalift

Creme facial antissinais da L'Oréal. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O Revitalift da L’Oréal Paris está disponível em embalagem de 49 g e é indicado para todos os tipos de pele, ideal para tratar as primeiras linhas de expressão.

De acordo com a marca, a partir de oito semanas de uso já é possível notar uma relevante diminuição das rugas, deixando a pele mais jovem.

O produto é enriquecido com ácido hailurônico puro, que atrai e retém a água na pele, deixando-a hidratada e preenchida. Assim, atenua rugas e linhas de expressão, além de estimular a síntese de colágeno.

De acordo com os clientes, o produto realmente atenua linhas e rugas, além de ter textura suave, não causando problemas para peles oleosas e acneicas.

Neutrogena Hidratante Facial Antissinais

Creme antissinais da Neutrogena. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O creme antissinais reparador da Neutrogena vem em embalagem de 100 g e combate e previne os principais sinais do envelhecimento, uniformiza o tom e corrige marcas da pele, além de proporcionar hidratação com toque seco.

A fórmula combina vitamina C, colágeno hidrolisado e niacinamida. A vitamina C é um agente antioxidante, que protege a pele dos danos causados durante o processo oxidativo. Além disso, uniformiza o tom de pele, clareia manchas e previne o surgimento de rugas e linhas de expressão.

A niacinamida, além de hidratar e clarear manchas, também tem ação anti idade e ajuda a controlar a oleosidade. O colágeno, por sua vez, é fundamental para a regeneração e firmeza da pele.

Segundo os clientes, o creme é suave, espalha rapidamente e deixa a pele mais firme e viçosa.

Kit Gel creme Antissinais Natura chronos 30+

Creme antissinais Natura Chronos. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O kit Natura Chronos, com creme para o dia e para a noite, vem em embalagem de 40g e promete reduzir linhas de expressão, recuperar a energia da pele, hidratar e regenerar a pele.

O creme é um mix de compostos naturais: extrato de jambu, polifenois e pataqueira. O extrato de jambu tem efeito semelhante ao botox, proporcionando uma espécie de lifting, atenuando rugas e linhas de expressão.

Também melhora a circulação sanguínea na região, deixando a pele mais viçosa e radiante. Além disso, tem ação antioxidante e melhora a firmeza e elasticidade da pele.

Os polifenois são potentes antioxidantes, protegendo a pele dos radicais livres e envelhecimento precoce. Também estimulam a produção de colágeno, deixando a pele mais firme. Além disso, deixam a pele mais hidratada e com tom uniforme.

A pataqueira também tem ação antioxidante, acelera a cicatrização de feridas, hidrata a pele, uniformiza o tom e tem efeito calmante.

De acordo com os clientes, o produto tem textura agradável e leve, espalha bem e deixa a pele hidratada e viçosa. Com o uso frequente, atenua linhas finas.

Óleo Antissinais – Sallve

Óleo antissinais da Sallve. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O óleo antissinais da Sallve vem em embalagem de 30 mL e promete renovar a pele e suavizar rugas e linhas de expressão, além de uniformizar o tom.

Em sua formulação, o produto conta com uma combinação de retinol, fitoceramidas, óleo de rosa mosqueta e óleo de macadâmia.

O retinol, derivado da vitamina A, é um ativo que traz inúmeros benefícios para a beleza e saúde da pele. Ajuda a reduzir rugas e linhas de expressão, melhora a textura da pele, auxilia no tratamento da acne, clareia manchas, aumenta a elasticidade, estimula a renovação da pele e previne os sinais do envelhecimento.

As fitoceramidas ajudam na hidratação da pele, reforça a barreira de proteção cutânea e ajuda a reduzir linhas finas e rugas. O óleo de rosa mosqueta hidrata, atenua cicatrizes, clareia manchas, melhora a elasticidade da pele e tem propriedades antioxidantes e antissinais.

Já o óleo de macadâmia nutre, rejuvenesce, hidrata, melhora a elasticidade e tem propriedades antioxidantes.

De acordo com os clientes, já é possível notar os sinais de renovação celular já nos primeiros dias de uso do produto. Para quem não usa nada com retinol, é uma opção interessante, porque tem concentração segura para não causar irritação na pele.

La Roche-Posay Hyalu B5 Sérum Antirrugas

Sérum antirrugas da La Roche -Posay. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O sérum antissinais da La Roche está disponível em embalagens de 15 e 30 mL. De acordo com a marca, o sérum é indicado para peles com rugas e perda de volume porque melhora a reparação e renovação da pele.

O sérum combina ácido hialurônico, vitamina B5 e madecassoside. O ácido hialurônico é um agente hidratante, preenchedor e que estimula a produção de colágeno. Por isso, previne o surgimento de sinais decorrentes do envelhecimento, aumenta a firmeza e elasticidade da pele e atenua linhas e rugas.

A vitamina B5 auxilia na renovação celular, deixando a pele mais uniforme ao clarear as manchas causadas pelo envelhecimento. Além disso, acelera o processo de reparação da pele.

O madecassoside tem efeito calmante e suavizante e ajuda a aumentar a elasticidade da pele.

Segundo as avaliações, o sérum hidrata bastante a pele e aumenta a firmeza e elasticidade.

Ivy C C10 Creme Rejuvenescedor, Mantecorp

Creme rejuvenescedor da Mantecorp. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O creme rejuvenescedor da Mantecorp vem em embalagem de 30 g e promete prevenir e combater os sinais do envelhecimento, além de uniformizar o tom e reduzir rugas finas.

A fórmula é composta por vitamina C pura e vitamina E. Ambas são potentes agentes antioxidantes, que previnem e tratam os sinais do envelhecimento. Além disso, uniformizam o tom, hidratam e aumentam a elasticidade e firmeza da pele.

De acordo com os clientes, o produto é muito bom: uniformiza, hidrata e deixa a pele muito mais firme e viçosa.

FAQ

Quais os melhores ativos para os cremes antissinais?

Os melhores ativos para os cremes antissinais são retinol, ácido hialurônico, vitamina C, peptídeos, vitamina E, niacinamida e bakuchiol.

Qual a idade correta para começar a usar cremes antissinais?

O ideal é consultar um médico dermatologista porque cada pele possui suas particularidades. De maneira geral, o indicado é que até os 25 anos de idade, você priorize apenas a hidratação e uso do filtro solar.

A partir dos 25 anos, pode inserir produtos antissinais na sua rotina, conforme orientação médica.

Como usar cremes antissinais?

Duas vezes ao dias, após a limpeza da pele, aplique o creme antissinais. Em seguida, use os cremes hidratantes e protetor solar.

Envelhecimento da pele: o que é e como acontece

O envelhecimento da pele é um processo gradativo que se intensifica com o passar dos anos. Fonte da imagem: Freepik.

O envelhecimento da pele é um processo natural e gradual que se intensifica com o passar dos anos. Alguns hábitos e influências externas podem contribuir para que esse processo seja acelerado.

Além dos fatores genéticos, a exposição aos raios UVs, hábitos alimentares, rotina de sono, estresse e sedentarismo podem influenciar de forma considerável no envelhecimento da pele.

Esse processo de envelhecimento se manifesta com o surgimento de rugas e linhas finas, perda de elasticidade, manchas, irregularidade na textura, ressecamento e fragilidade.

Como escolher o melhor creme antissinais

Para escolher o melhor creme antissinais, você deve, primeiramente, considerar as necessidades da sua pele. Caso tenha a pele oleosa, por exemplo, opte por produtos que sejam oil free e que tenham ativos que ajudem no controle da oleosidade, como a niacinamida.

Observe também a concentração dos ativos e converse com o seu médico dermatologista para que ele avalie se aquela concentração é segura e efetiva para as necessidades da sua pele.

Teste o produto na sua pele e observe como ela reage, se vai causar sensibilidade ou algum processo alérgico. Lembre-se também de pesquisar sobre a marca e avaliação de outros usuários.

Por último, mas não menos importante, avalie o custo benefício: produtos com embalagem maiores ou kits costumam ser mais econômicos.

Dicas de como usar o retinol

Alguns dos produtos que fazem parte da nossa lista têm retinol em sua composição. Atualmente, o retinol é considerado um dos melhores ativos para tratar os sinais do envelhecimento da pele.

Contudo, é um ativo forte, que causa descamação intensa e pode apresentar alguns efeitos colaterais e hipersensibilidade da pele.

Para experimentar os benefícios do ativo sem sofrer com efeitos colaterais, você pode se valer de alguns truques:

Se você nunca usou retinol, o ideal é utilizar concentrações menores e em dias alternados. Assim, sua pele vai se acostumando com o ativo aos poucos, sem causar irritações.

O retinol deve ser usado somente durante a noite. Depois hidrata generosamente a pele. Isso vai ajudar a fortalecer a barreira e minimizar a irritação.

O retinol pode deixar a pele ainda mais sensível ao sol. Por isso, o cuidado com o protetor solar deve ser redobrado: use diariamente e reaplique durante o dia.

Evite misturar o retinol com outros ácidos, principalmente ácido salicílico, ácido glicólico e AHA.