As manchas escurecidas no rosto podem ter diversas causas e costumam causar bastante incômodo. Por vezes, afeta a autoestima e as relações pessoais. Por conta disso, é comum as pessoas recorrerem a mais de um tipo de tratamento, o que pode acabar piorando a intensidade das manchas.

Por isso, é importante consultar um médico dermatologista, entender o tipo e causa de mancha e fazer o tratamento adequado, de acordo com cada especificidade.

Um dos métodos mais utilizados pelos dermatologistas é o uso de cremes clareadores. Preparamos uma análise com os dez melhores cremes clareadores do mercado. Confira!

Top 10 melhores cremes clareadores de manchas no rosto

Creme Facial Eucerin Anti-Pigment Noite

Creme facial clareador da Eucerin. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O creme anti-manchas da Eucerin vem em embalagem de 50g e promete deixar a pele radiante e uniforme por reduzir a hiperpigmentação da pele e prevenir o seu reaparecimento.

Além disso, ajuda a renovar a pele durante a noite e os resultados já podem ser visualizados após duas semanas de uso do produto.

Além de outros ativos, a fórmula conta com thiamidol, vitamina E, dexpantenol, ácido glicólico, ácido lático e vitamina C.

O thiamidol age inibindo a produção de melanina que é responsável pelo escurecimento da pele. A vitamina E é um agente antioxidante que ajuda na prevenção do envelhecimento da pele, além de ter propriedades cicatrizantes e hidratantes.

O dexpantenol tem ação anti-inflamatória e promove a regeneração celular, renovando a pele e clareando manchas.

O ácido glicólico, além de ajudar a reduzir a produção de melanina, estimula a renovação celular, clareando manchas e deixando a pele mais uniforme.

O ácido lático também atua inibindo a produção de melanina, além de ajudar no tratamento de acne, hidratar a pele e suavizar cicatrizes.

A vitamina C é antioxidante, clareadora e fundamental para a síntese de colágeno.

Gel-Creme Clareador, Mantecorp

Gel-creme clareador Blancy TX da Mantecorp. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O gel-creme clareador Balancy Tx da Mantecorp vem em embalagem de 30 g e promete despigmentar e clarear a pele por meio da regeneração celular.

O gel-creme pode ser usado tanto durante o dia quanto durante a noite. Em sua fórmula, há uma combinação de ácido tranexâmico, ácido alfa-arbutin e retinol.

O ácido tranexâmico inibe a ação de uma enzima envolvida na produção de melanina. Por isso, ajuda a reduzir as manchas escuras da pele. Além disso, atua também na prevenção de manchas pós-inflamatórias, como é o caso das manchas de acne.

O ácido alfa-arbutin também inibe a produção de melanina, clareando e uniformizando o tom da pele. Uma das suas principais vantagens é que, quando comparado a outros agentes clareadores, é menos propenso de causar irritação na pele.

O retinol promove a regeneração celular, renovando a pele e, por isso, é benéfico para o tratamento de manchas, acne e sinais de envelhecimento.

Segundo avaliações de alguns usuários, o gel-creme cumpre o prometido: clareia a pele de forma gradual e não apresenta efeitos colaterais.

Gel-Creme Clareador Concentre Profuse

Gel-creme clareador da Profuse. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O gel-creme clareador da Profuse vem em embalagem de 30g e promete tratar manchas escuras e sinais de envelhecimento na pele.

O produto é de uso diário e pode ser usado durante o dia e a noite.

A fórmula do produto conta com um mix de ativos que potencializam o clareamento e uniformização da pele: vitamina C, alfa arbutin, ácido kójico e Achromaxyl™ IS.

A vitamina C tem ação antioxidante, protegendo a pele dos danos causados pelos radicais livres, além de ajudar na uniformização do tom da pele e clareamento de manchas.

O alfa arbutin é um ativo clareador que atua inibindo a produção de melanina. O ácido kójico também clareia as manchas por inibir a produção de melanina na pele.

Já o Achromaxyl™ IS é um bioativo composto de proteínas fermentadas que atuam uniformizando o tom da pele.

Segundo clientes, o produto é eficiente e clareia as manchas, porém pode causar uma leve ardência logo que aplicado na pele.

Mantecorp Skincare Clareador Blancy Cis

Creme clareador Balancy Cis da Mantecorp. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O creme clareador da Mantecorp vem em embalagem de 30g e promete reduzir as desordens pigmentares, deixando a pele mais uniforme.

Em sua fórmula, tem cisteamina, azeloglicina, niacinamida e resveratrol. A cisteamina reduz a produção de melanina e, consequentemente, reduz a hiperpigmentação da pele.

A azeloglicina também atua inibindo a ação de enzimas envolvidas na produção da melanina, além de ter propriedades anti-inflamatórias.

A niacinamida, além de ter ação hidratante, ajuda a controlar a oleosidade e inibir a transferência da melanina para as células da pele.

O resveratrol tem ação antioxidante, o que ajuda a prevenir os danos causados pelos radicais livres e fatores externos, como o sol. Com isso, ajuda a prevenir o aparecimento de novas manchas na pele. Além disso, tem ação anti-inflamatória e estimula a síntese de colágeno.

Segundo clientes, o produto clareia as manchas de forma gradual, deixando o tom de pele mais uniforme.

TheraSkin Klassis TX+ Multifuncional – Clareador de Manchas

Clareador de manchas da TheraSkin. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O clareador de manchas da TheraSkin vem em embalagem de 30 g e promete melhorar a renovação celular e a esfoliação natural, deixando a pele mais uniforme e iluminada.

A fórmula conta com ácido tranexâmico, ácido alfa-arbutin, niacinamida e oligopeptídeo-34. O ácido tranexâmico atua inibindo a síntese de melanina, clareando e uniformizando o tom de pele.

O ácido alfa-arbutin também inibe a produção de melanina, enquanto o oligopeptídeo-34 clareia a pele, além de iluminar e uniformizar o tom.

Segundo usuários, o produto uniformiza o tom da pele e clareia as manchas se usado de forma contínua.

Creme Clareador Facial Make B. Skin

Creme clareador facial da Make B. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O creme clareador facial da Make B. vem em embalagem de 30 g e pode ser usado durante o dia ou durante a noite.

O produto promete proporcionar hidratação por até 24h, além de ter efeito clareador de manchas e ter ação antioxidante.

Tem textura leve e é livre de óleos. De acordo com a marca, o creme conta com um complexo clareador exclusivo que clareia e uniformiza o tom da pele.

Segundo clientes, o produto é eficiente no tratamento de manchas de acne e melasma.

Adcos Melan-Off Concentrado Clareador

Creme concentrado clareador da Adcos. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O creme concentrado clareador de manchas da Adcos vem em embalagem de 30 g e promete clarear e prevenir manchas, além de uniformizar, iluminar e restaurar a barreira cutânea da pele.

A fórmula é uma combinação de ácido tranexâmico, phe-resorcinol, niacinamida e ácido salicílico. O ácido tranexâmico clareia manchas e uniformiza o tom da pele ao reduzir a produção de melanina.

O phe-resorcinol, além de ter propriedades antioxidantes, também inibe a produção de melanina. A niacinamida tem ação clareadora, além de ser hidratante e atuar no controle da oleosidade.

O ácido salicílico desobstrui os poros, controlando a oleosidade e remove as células mortas, promovendo a regeneração e melhora da aparência da pele.

Segundo clientes, o produto clareia manchinhas de acne, melasma e outras manchas de queimaduras causadas por ativos mais agressivos, como a hidroquinona. Também ajuda a reduzir as rugas mais finas.

Creamy Skincare Gel-Creme Retinol

Creme clareador de retinol da Creamy. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O retinol da Creamy vem em embalagem de 30g e promete atuar como creme anti-idade, clareando manchas, uniformizando o tom da pele e suavizando sinais e rugas de expressão.

Também ajuda a reduzir poros dilatados e a controlar a oleosidade excessiva.

Além de retinol, que promove renovação celular profunda, melhorando muito o aspecto da pele, o produto também tem ácido ferúlico, vitamina C, bisabolol e alfa arbutin em sua formulação.

O ácido ferúlico tem ação antioxidante e anti-inflamatória, enquanto a vitamina C tem ação antioxidante e ajuda a uniformizar o tom da pele.

Já o bisabolol tem propriedades hidratantes, cicatrizantes, anti-inflamatórias e antioxidantes.

Segundo clientes, o produto tem textura leve, fluida, é gentil com a pele e apresenta resultados muito satisfatórios.

La Roche-Posay Pigmentclar Serum

Creme clareador da La Roche-Posay. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O creme clareador de manchas da La Roche-Posay vem em embalagem de 20 mL e promete atenuar manchas escuras persistentes e uniformizar o tom da pele de forma duradoura, deixando-a mais bonita e iluminada.

Os principais ativos do produto são o LHA, niacinamida e phe-resorcinol. O phe-resorcinol tem ação antioxidante, antienvelhecimento e clareadora, deixando a pele mais uniforme.

O LHA desobstrui os poros, reduz a inflamação e promove esfoliação suave, melhorando a aparência geral da pele.

A niacinamida, por sua vez, tem ação clareadora, antioleosidade e hidratante.

Segundo os clientes, o produto atenua e clareia as manchas de forma gradual. Na primeira aplicação, pode causar irritação e vermelhidão. É possível notar os resultados após 30 dias do uso do clareador.

Bioderma Pigmentbio Night Renewer

Creme clareador e firmador da Bioderma. Fonte da imagem: site oficial da marca.

O creme clareador e firmador da Bioderma vem em embalagem de 50 mL e promete iluminar e uniformizar o tom da pele, além de reduzir marcas escurecidas e evitar que novas apareçam ao mesmo tempo que hidrata e reforça a barreira natural da pele.

Dentre vários outros ingredientes, a fórmula conta com alguns ativos especiais: niacinamida, ácido azelaico, glicerina e ácido salicílico.

A niacinamida, além de hidratar e controlar a oleosidade, é um eficiente ativo clareador de manchas. A glicerina hidrata a pele e reforça a barreira natural de proteção.

O ácido azelaico é eficiente no tratamento da acne por ter propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, além de ação antioxidante. Como inibe a produção excessiva de melanina, o ácido azelaico também tem ação clareadora.

O ácido salicílico desobstrui os poros e promove renovação celular e esfoliação suave, ajudando a uniformizar o tom da pele.

Segundo avaliação de usuários, o creme é eficiente no clareamento de manchas, inclusive de melasma, e hidratação e uniformização do tom da pele.

FAQ

Que tipo de mancha no rosto devo me preocupar?

Nem toda mancha no rosto é indicativo de algum problema de saúde, apesar de abalar a autoestima e o bem estar.

Contudo, alguns tipos de manchas devem ser observadas com cuidado e devem passar por uma análise de um profissional de saúde especializado.

Melanoma, vitiligo e dermatite seborreica são condições de saúde que podem se manifestar por meio de manchas. Algumas manchas também podem ser pré-cancerígenas. Por isso, não deixe de conversar com um médico dermatologista.

Como prevenir as manchas no rosto?

Além de tratar a causa das manchas (como a acne, por exemplo), você deve ter alguns cuidados com a pele, como o uso de protetor solar, evitar exposição excessiva ao sol, além do uso de vitaminas C.

Como tratar manchas no rosto?

O tratamento de manchas no rosto pode envolver vários procedimentos, como o uso de produtos clareadores, peelings químicos e laserterapia.

Existem remédios caseiros para manchas no rosto?

Existem alguns clareadores naturais que podem ser eficientes no tratamento de manchas para o rosto, como é o caso do extrato de camomila e aloe vera.

Contudo, o indicado é procurar avaliação médica.

Principais causas de manchas na pele do rosto

A acne é uma das principais causas de manchas no rosto. Fonte da imagem: Freepik.

Confira abaixo as principais causas de manchas na pele do rosto: